A depilação a laser é um método que utiliza a energia do laser para destruir a raiz do pêlo através de um processo chamado fotoermólise seletiva, ou seja, atingir seletivamente a raiz preservando os tecidos adjacentes.
Isso acontece graças ao pigmento presente nas porções inferiores do folículo piloso, que atrai o raio e com isso causa a destruição da raiz.
Uma vez destruído, o pêlo não crescerá nunca mais, a não ser que venham ocorrer alterações hormonais, uso de medicamentos que estimulem o crescimento de pelos ou alguns problemas de saúde. A agência americana FDA (Food and Drugs Administration) considera a depilação a laser eficaz quando elimina cerca de 70 a 80% dos pelos da área tratada, isso independente do aparelho, da clínica ou profissional, pois é o que demonstram os trabalhos científicos na literatura médica. Então desconfie de clinicas que garantem 100% de eliminação para sempre! Nenhum estudo cientifico Sério, feito por universidades sem vínculos com clínicas ou fabricantes de laser na literura médica, demonstraram 100% de eliminação,issocom qualquer aparelho existente no mundo. Na Dermanlaser a GRANDE Maioria dos pacientes alcançam perto de 100% de eliminação e muitos 100% de eliminação porém isso não pode ser garantido por nenhuma clinica séria.Dessa forma cerca de 20 a 30% dos pelos PODEM não sumir ou retornar após algum tempo,por isso mesmo o nome dado a depilação a laser no meio médico é Epilação Prolongada.
Como funciona
O pêlo possui 3 fases de crescimento:
– A fase de crescimento ativo;
– A fase de divisão celular;
– A fase de queda do pelo;
O laser age somente nos pêlos que estiverem na fase de crescimento ativo, porém os pêlos de uma mesma região encontram-se em diferentes fases em um mesmo instante, por isso são necessárias várias sessões de laser.
Durante as outras fases, os folículos sobrevivem ao laser, sendo necessário esperar que eles cheguem à fase de crescimento ativo para poderem ser eliminados.
Cada área do corpo tem um intervalo de tempo específico, porém, de forma geral, são necessários no mínimo 30 dias para o pelo mudar de fase e por isso existem os intervalos entre cada sessão.
Tipos de tratamento
A utilização do laser na Dermatologia é conhecida há mais de 4 décadas, entretanto, nos últimos anos, novas descobertas e avanços tecnológicos fizeram com que o laser tivesse maior expansão e aceitação no meio dermatológico.
É necessário, contudo, saber que essas novas tecnologias necessitam de treino adequado para sua operabilidade e igualmente importante é o conhecimento de suas indicações, limitações, efeitos colaterais e complicações de uso.